Páginas

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Já alguem teve algum quisto sebáceo?

Há cerca de dois anos foi-me aparecendo no ombro uma espécie de uma bola pequena debaixo da pele.
Apercebi-me que era um quisto sebáceo, mas não dei muita importância porque já tinha tido um no pulso e tinha desaparecido.
No Verão fui ao dermatologista, e aproveitei para o mostrar. Ele disse que o podia extrair, mas se não me doia não seria urgente fazer a extracção.
Agora há uma semaninha que o amiguinho começou a crescer, e aquela zona ficou dorida. Acho que está a ficar inflamado. Só me apetece apertá-lo até ele explodir. Lol A minha mãe diz que é psicológico, mas a verdade é que aquilo me causa uma certa impressão. É que ainda por cima fica mesmo por baixo da alçinha do soutien. Vou aguardar mais uma semaninha, se não melhorar vou ao dermatologista outra vez.

O que é um quisto sebáceo?

O quisto sebáceo é um tumor cutâneo benigno muito comum que pode surgir nos adolescentes ou jovens adultos. O tumor desenvolve-se na espessura da pele e evidencia-se como um nódulo redondo e liso, com uma consistência firme e de tamanho variável, por vezes com vários centímetros de diâmetro.
Embora possa adquirir dimensões consideráveis, o quisto sebáceo não costuma gerar dor, nem provocar grandes problemas. Contudo, por vezes, pode infectar e inflamar, evidenciando uma tonalidade vermelha e provocando dor intensa. Para além disso, ocasionalmente, a cápsula rompe para o exterior, permitindo a saída do conteúdo, embora volte posteriormente a formar-se. Caso um quisto sebáceo adquira dimensões significativas ou infecte, deve-se recorrer à sua extracção cirúrgica, uma simples intervenção realizada sob anestesia local, através da qual se deve extrair toda a cápsula, para que não se volte a formar. 

fonte:Medipédia

1 comentário:

Marta Inês disse...

A minha mãe teve um no nariz, cresceu assim de um dia para o outro. Uma coisa enorme. Acabou por fazer uma cirurgia plástica para o retirar.

Acho que devias de tratar disso o mais rapidamente possível. Assim evitas mais chatices.

beijinhos*